As aventuras do Dr. Botica

As aventuras do Dr. Botica

As Aventuras do Dr. Botica é uma história divertida, com personagens únicos, que tratam os valores essenciais, como amizade, compromisso, tolerância, inclusão, e que num passe de mágica, os levarão para um mundo cheio de fantasias. Dr. Botica e seu amigo Fido vivem cercados por amigos especiais e tudo segue harmoniosamente até que um dia a dupla acorda diante de um grande mistério. A manipulação dos 14 bonecos que estarão em cena será feita por três atores utilizando técnicas mistas – vara e luva. Dr. Botica, o protagonista, será manipulado com vara, o galo com luva e o ornitorrinco com ambas. A cenografia, de acordo com a diretora, é minimalista. “Teremos uma estrutura de palco mais simples porque faremos projeções provocando a interação com o espectador em todos os momentos”, revela.

As Aventuras do Dr. Botica tem como bases criativas as cores e a estética ou o design dos brinquedos. Sobre as primeiras, Beatriz chama atenção para o uso de tons primários que são assimilados facilmente pelas crianças. A ideia do brinquedo está na construção e em cada detalhe dos bonecos: o rato possui rodinhas no lugar das patas, o galo solta bolinhas de sabão ao cantar, a vaca conta com uma estrutura de molas. Tudo isso é embalado com uma trilha animada com pop, funk e até música sertaneja, compostos originalmente para o espetáculo.

Beatriz Apocalypse ressalta que para dar um toque irreal e divertido aos personagens, o Giramundo não utilizou escalas convencionais para conceber os bonecos. Assim, animais de pequeno, médio e grande porte tiveram praticamente as

 mesmas dimensões.

“A maioria dos 14 bonecos tem aproximadamente de 55 centímetros. Achamos interessante não obedecer a uma escala. O público irá se divertir com as possibilidades. Persona, por exemplo, é uma espécie de narrador de cabelos amarelos que aparece com barba rosa ou apenas com bigode, tem voz feminina e voz masculina”, conta.

“São poucos os espetáculos na história do grupo feitos sob encomenda. Aceitamos por se tratar do Dr. Miguel Krigsner, fundador do Grupo Boticário, que além de ser apaixonado pela arte milenar de bonecos, possui uma sensibilidade artística incrível, e nos deu total liberdade de criação a partir dessa personagem, respeitando os valores da mesma. Mergulhamos numa série de conceitos, mas também imprimimos a marca do Giramundo para uma peça que dialoga com todos os públicos, não apenas o infantil”, explica a diretora artística do Giramundo, Beatriz Apocalypse.

Sinopse

Dr. Botica é um mago poderoso e querido por todos, ele cria poções encantadoras e cheirosas, como essência de gargalhada, leveza de nuvem e doses de amor, utilizando ingredientes mágicos colhidos na floresta encantada onde mora. Ele é cercado de animais, entre eles, o esperto passarinho Fido, seu melhor amigo.

Dr. Botica e Fido estão trabalhando na busca da Poção da Transformação, para tornar o mundo um lugar mais belo e melhor para se viver. Porém numa manhã, ele descobre que os animais ao seu redor estão com as personalidades trocadas: o galo mia, a vaca cacareja, assim por diante.

Ele então percebe que alguém teve acesso a uma de suas poções mágicas e a deixou exposta em seu laboratório. Logo depois, um bicho desconhecido entra em cena. Começa, então, uma investigação para descobrir quem teve acesso a grande poção e para descobrir que bicho novo é esse?

Ficha Técnica

Direção geral: Beatriz Apocalypse. Assistente de direção: Ana Fagundes. Roteiro: Ulisses Tavares. Produção: Tito Fernandes. Bonecos: Beatriz Apocalypse. Música: Mário Apocalypse e Lucas Leone. Luz: Ricardo da Mata. Cenografia: Marcos Malafaia.  Figurino: Beatriz Apocalypse. Ilustrações: Beatriz Apocalypse. Lettering: Miguel Apocalypse. Projeção Mapeada e vídeo: Ulisses Tavares. Manipuladores: Mário Apocalypse, Miguel Apocalypse, Iara Maria, Israel Augusto e Raimundo Bento.

Construtores: Oficina Giramundo – Endira Drumond, Israel Augusto, Raimundo Bento, Paulo Emílio Luz, Fernanda Paredes.  Assistentes de oficina: Iara Maria Atores: Ulisses Tavares, Raimundo Bento, Camila Pavanelli, Antônio Rodrigues, Beto Militani, Beatriz Apocalypse, Bruna Lipiane e Mário Apocalypse.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©Todos os direitos reservados para Giramundo

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

%d blogueiros gostam disto: