Apresentação

O Giramundo foi criado em 1970, pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Tereza Veloso e Madu. O grupo montou 34 espetáculos teatrais, construindo acervo próximo de 1500 bonecos e objetos de cena. Suas montagens experimentaram o boneco em múltiplas formas, criando um variado panorama técnico e expressivo do teatro de bonecos.

Nos anos 70 e 80, a formação acadêmica e artísitica de seus fundadores imprimiu no grupo o rigor metodológico e atenção estética no planejamento de seus bonecos e espetáculos. Estas características, unidas ao interesse pela cultura brasileira, trouxeram reconhecimento nacional ao Giramundo, garantindo seu lugar na história do Teatro Brasileiro por sua ação transformadora de incorporação de formas e temas adultos, dialogando com questões formais, plásticas e políticas complexas.

Durante os anos 2000, o Giramundo conquistou sua sede própria, base para seu Museu, Escola e Estúdio de Animação. Neste período o grupo concentrou sua atenção na produção de animações e conteúdo digital e na comunicação através da internet. Mais recentemente, iniciou a produção e comercialização de livros, vídeos e brinquedos incorporando o pensamento industrial ao seu modelo de sustentabilidade institucional.

Hoje, o Giramundo se transforma: a ideia de grupo de teatro, que orientou suas atividades durante 30 anos, cede espaço para um núcleo multimídia, experimentador de uma cena de animação, onde convivem bonecos reais e suas versões digitais. Essa mistura do teatro de bonecos, vídeo, animação, música, dança e artes plásticas parece ser o território do Giramundo do século XXI.

  • O Giramundo é um grupo de teatro de bonecos, cuja identidade repousa sobre a atividade de construção de montagens teatrais. Mas seu centro de gravidade vem progressivamente se deslocando para a investigação do movimento em suas múltiplas formas, utilizando-se de diversos meios para pesquisar esse movimento, dentre os quais, o boneco. Esta translação se iniciou com as pesquisas em vídeo e animação realizadas à partir de 2001, notadamente o teatro de sombra e o stop-motion e com as pesquisas de cena, especialmente da interface entre teatro, dança, cinema, música e escultura cinética.
  • O Giramundo é um grupo formado por muitas partes compondo uma estrutura museu-teatro-escola-animação-produtos que o define, mais como centro de referência do que como grupo de teatro convencional. Esta característica multi e inter disciplinar de funcionamento corresponde a forma orgânica atual do Giramundo.
  • O Giramundo é um grupo tradicional pois é depositário da experiência artística de um mestre do teatro de bonecos, Álvaro Apocalypse. Tradicional mas não conservador pois, na prática, o respeito e cuidado com a história não se confundem com a repetição. Por isso, conservar suas origens sem perder o ímpeto criativo é um dos mais importantes impulsos do Giramundo.
  • O Giramundo foi, desde sua criação, um grupo artístico influenciado pelas artes plásticas, suas correntes e proposições. Até hoje, o Giramundo faz um “teatro plástico”, onde os elementos cênicos são criados à partir de princípios do desenho, escultura e pintura encaixados na tradição artesanal do ofício do marionetista. Hoje, o Giramundo incorporou o Design como filosofia e prática em seu processo criativo e construtivo através de metodologias e tecnologias que vêm transformando o grupo, aproximando-o de processos industriais capazes de ampliar o potencial expressivo da cena e dos bonecos.

O GIRAMUNDO ESTA DE PORTAS ABERTAS PARA VOCÊ

©Todos os direitos reservados para Giramundo

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?