Giramundo 2016

O Giramundo mudou. A ideia de grupo de teatro, que orientou suas atividades durante 30 anos, cedeu espaço, nos anos 2000, para outra ordem, a de um grupo multimídia, experimentador do boneco em múltiplos aspectos e do movimento como matérias de pesquisa. `A partir da transferência de sua sede em 1999, com a saída da UFMG, o grupo se institucionalizou e ampliou sua pauta de atividades, abrindo seu Museu, Escola e Estudio de Animação e incorporando a criação de produtos como livros, vídeos e brinquedos.

Apesar das grandesmudanças estruturais e de alterações estéticas significativas na última década, a imagem do Giramundo como um grupo clássico, apegado à interpretação da cultura brasileira, ou de um núcleo erudito de artistas plásticos em constante labor manual para realização de uma produção artesanal e projetada, ainda permaneceu. Mas a imagem do Giramundo como um grupo de madeira esculpido por artesãos cedeu lugar a de um grupo que mistura teatro de bonecos,  cinema e design.

Experiências como Pinocchio, Alice, Vinte Mil Léguas Submarinas, Hoje é Dia de Maria, Miniteatro Ecológico, Teatro Móvel, Mitologia Fantástico, Dango Balango, Giramundo Reconta e Torres Andantes indicam que existe um Giramundo novo em andamento, diferente do Giramundo universitário, reinventado pelas criaturas que ele mesmo gerou.

A trajetória de trabalho do grupo demonstra dois caminhos que desembocam no futuro: a ampliação das abordagens do boneco, por um lado, e a pesquisa sobre movimento, de outro. O centro da pesquisa do Giramundo, ou a sua matéria de trabalho atual, é bipolar. Ao lado do boneco, o movimento, nem sempre juntos. Tudo o que se move passou a interessar e a provocar contatos e interseções com novos campos. O Giramundo é a resultante dinâmica dessas forças: uma ideia em movimento.

O GIRAMUNDO ESTA DE PORTAS ABERTAS PARA VOCÊ

©Todos os direitos reservados para Giramundo

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?