Apresentação



O Museu Giramundo, aberto em 2001, é um espaço de conservação, exposição e pesquisa permanente da produção do Grupo Giramundo e do teatro de bonecos em geral. Ele preserva e mantém vivos os bonecos, em exposição ou performance. Seu acervo é constituído por mais de mais de mil e quinhentos bonecos, integrantes de 35 montagens que contam a história do grupo, além de centenas de desenhos e projetos técnicos originais de Álvaro Apocalypse, estudos de cenografia e figurino e amplo arquivo de documentos e livros sobre Teatro de Bonecos ao redor do mundo.


Hoje o Museu Giramundo incorpora as atividades da Escola Giramundo caminhando para uma fusão, onde memória e educação se completem numa corrente de atividades complementares.

Em 2015 o Museu funcionou apenas com visitas agendadas e recebeu 2.655 visitantes de todas as idades e de ambos os sexos, em sua maioria, estudantes (especialmente crianças e universitários), professores, turistas e público em geral. Foram realizadas, além das visitas guiadas, 22 esquetes teatrais e 17 oficinas “Contos de Sombra e Luz”.


É importante destacar que o Museu Giramundo não conta com apoio de patrocínio desde 2007, portanto todas as atividades são respostas voluntárias do grupo à forte demanda da população e de escolas, que praticamente impedem que o Museu fique fechado.

2016
O principal objetivo do projeto patrocinado pelo Banco Mercantil do Brasil através da Lei Municipal de Incentivo a Cultura, é a reabertura do Museu Giramundo, ampliando o atual acesso realizado através de agendamento, por acesso aberto no horário de funcionamento. Certamente este fato muda muita coisa no Museu Giramundo, contribuindo decisivamente para melhorar e acelerar a execução de seus objetivos de preservar seu acervo e difundir conhecimentos. Horário de funcionamento do Museu Giramundo de segunda a sexta, de 10h às 16h, e aos sábados de 15h às 18h, na Rua Varginha, 245 – Floresta, Belo Horizonte/MG.

O GIRAMUNDO ESTA DE PORTAS ABERTAS PARA VOCÊ

©Todos os direitos reservados para Giramundo

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?