Exposições

EXPOSIÇÕES DO MUSEU GIRAMUNDO

O Museu Giramundo possui várias exposições temáticas organizadas e prontas para exibição. As exposições do Giramundo são indicadas para escolas, criando uma alternativa de entretenimento que desperta a atenção de professores e alunos. São as seguintes exposições disponíveis:

expo “brasil em bonecos”

Importantes períodos da história brasileira retratados pelos bonecos do Giramundo em montagens como “O Guarani” (período colonial), “Tiradentes” (Inconfidência Mineira), “Cobra Norato” (movimento modernista e cultura indígena) e “Os Orixás” (Influência da cultura negra na formação da identidade cultural brasileira).

 

expo “os bichos”

O Giramundo produziu uma curiosa coleção de bonecos – bicho ao longo de suas montagens. A série de espetáculos Miniteatro Ecológico trata especificamente dos animais brasileiros mas, todos os espetáculos do grupo possuem algum animal, conhecido ou imaginário. A exposição “Os Bichos” é uma das mais interessantes do Museu Giramundo, atraindo a atenção de adultos e crianças.

expo “autômatos”

A mais nova exposição do Giramundo trata de tema antigo que liga tecnologia, arte e bonecos: os autômatos, aparatos automáticos que em sua origem buscavam a simulação da vida e a reprodução do ser vivo através do movimento. Esses aparelhos, construídos desde a antiguidade, hoje tomam a forma de robôs, indicando um futuro imprevisível, que une a vida cotidiana à ficção científica. A exposição “Autômatos” conta um pouco da história desses simulacros, mostrando seus princípios de funcionamento e mecanismos mais utilizados.

expo “música e bonecos

A música é uma companheira do Giramundo numa importante coleção de montagens baseadas em obras musicais clássicas, como “Pedro e o Lobo” (Sergei Prokofiev), “A Flauta Mágica” (W. A. Mozart), “O Guarani” (Carlos Gomes), “El Retablo de Maese Pedro” (Manuel de Falla) e “O Carnaval dos Animais” (Camille Saint-Saëns). O grupo também já atuou com  música popular brasileira – “Tiradentes” (Celso Adolfo), com a música contemporânea – “Le Journal” e “Pinocchio” (O Grivo), além de importantes trilhas de Lindembergue Cardoso em “Cobra Norato”, “As Relações Naturais” e “Auto das Pastorinhas”.

Essa experiência musical é a base da exposição “Música e Bonecos”. A mostra procura unir a apreciação dos bonecos em ação, com a experiência sensível da música, relacionando forma, movimento e som, num contexto dramático.

expo “gêneros do teatro de bonecos”

A mostra une a história e o desenvolvimento técnico do teatro de bonecos descrevendo seus principais tipos de bonecos e seus sistemas de manipulação. Assim, são apresentadas de marionetes a fio, bonecos de balcão, bonecos de luva, de vara, de sombra, dentre outros, contextualizados nas formas culturais concretas que assumiram em diferentes tempos e locais.

expo “giramundo heróis e vilões”

A exposição Heróis e Vilões apresenta a trajetória de 40 anos do Giramundo, através de seus principais personagens, pólos antagônicos criadores dos conflitos dramáticos de cada espetáculo. Além das oposições fundamentais das tramas e a tensão entre os opostos, o acervo revela as transformações técnicas e plásticas de um dos mais importantes grupos de teatro de bonecos do Brasil.

O GIRAMUNDO ESTA DE PORTAS ABERTAS PARA VOCÊ

©Todos os direitos reservados para Giramundo

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?