Torres Andantes
top of page
torres (1).jpg

TORRES
ANDANTES

O projeto “Torres Andantes” do Giramundo é um show “andante”, em formato de parada/cortejo, no qual os espectadores observam teatro de bonecos sendo realizado por bonecos gigantes (com lógica similar a de carros alegóricos) ou em seu interior. O desfile é dirigido a todo público, com um especial apelo para o público jovem, embalado por música hip hop ao vivo e marcado pela estética da street art. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para “Torres Andantes” foram construídos os maiores bonecos do Giramundo. São 10 bonecos, cada um com mais de 4 metros, montados sobre chassis de automóvel e movidos por tração humana a pedal. Todos eles possuem estruturas completamente desmontáveis para transporte e estocagem.Como são movidos por pedais de bicicleta, os carros não consomem energia e não poluem.

Cada um dos bonecos gigantes é operado por dois marionetistas, sendo um deles responsável pelo deslocamento e o outro pela manipulação do repertório de mecanismos e movimentos de cada personagem. Todos os “pilotos” e marionetistas possuem fantasias próprias, paramentados como personagens integrados ao tema de cada carro. Além disso, cada boneco possui a sua própria música, cantada pelos MCs durante a performance.

Apesar do peso e volume dos bonecos sua movimentação ocorre de modo suave - já que toda a cenografia e mecanismos estão montados sobre um chassi especial, com caixa de redução permitindo que apenas um “marionetista ciclista” desloque pesos superiores a uma tonelada. 

 

Os colossos de madeira e metal, verdadeiras esculturas cinéticas, são acompanhados por um exército de bonecos de chão e por MC’s que cantam ao vivo seus hinos de hip hop em homenagem a figuras como o Minotauro, o Cavalo Alado, O Peixe Abissal, O Dragão, o Robô e o Extraterrestre. A experimentação cenográfica atua em duas frentes: o desfile em movimento é um show, e, parado, é uma cenografia de rua e cria um “espaço de performance” que caracteriza o espetáculo mais como um show multimídia do que como apresentação teatral.

O peso, a desmontagem, a iluminação, a segurança estrutural, o design de superfície, o sistema de pedalagem, a integração ator – carro, a performance dos MCs ao vivo, a difusão dos shows via streaming na internet, a expertise na definição de percursos em meio a multidões e terrenos irregulares, a solução de todos esses problemas fazem de Torres Andantes um espetáculo diferenciado, com formato e dimensões mais comuns na Europa e EUA do que no Brasil.

torres bh (3).JPG

CONTRATAR

bottom of page