animação | Cinema
top of page

estúdi
giramundo
de animação

Talvez a animação seja mais importante para o Giramundo do que o próprio boneco – pois todas as formas de marionetes servem ao propósito de produzir imagens em movimento, o que faz da matéria de trabalho do marionetista a criação de uma linguagem cinética e do boneco um dos instrumentos para se alcançar essa linguagem:

 

 

Lidamos com o anseio pela animação desde o início: Álvaro Apocalypse indicou  que sua decisão de construir bonecos surgiu da dificuldade técnica e econômica de se produzir desenho animado no Brasil naquela época, o que era seu verdadeiro desejo.

A mistura de teatro de bonecos e vídeo animações é desenvolvida nas montagens já à partir dos anos 2000 e o stop motion se consolida no Giramundo como um campo fundamental da produção criativa do grupo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Miniteatro Ecológico
.
02:15
Reproduzir vídeo
.
00:22
Reproduzir vídeo
MET_INST_FEED_07
01:00
Reproduzir vídeo

Giramundo e CEMIG
criam o desenho animado"Partículas"para educação ambiental

Inaugurando a produção de desenhos animados no Giramundo apresentamos a série “Partículas”, com personagens baseados nos componentes elementares de um átomo : próton, elétron e nêutron.  Desenvolvido em parceria com a CEMIG, o primeiro episódio da animação trata do problema e consequências das queimadas.

Através do Partículas damos seguimento ao desenvolvimento dos bonecos digitais do Giramundo, traduzindo a estrutura mecânica de bonecos tradicionais, como marionetes e pantins, para o mundo eletrônico da animação digital. Os bonecos digitais vem com novas propriedades plásticas e estéticas e transformam o  marionetista clássico em um novo marionetista: híbrido de marionetista e animador, o marionetista digital.

A previsão do grupo é que a produção e lançamento da série ocorram em 2022, mas, o teaser já pode ser conferido abaixo e no canal youtube CEMIG. Fique atento para o lançamento do primeiro episódio que estará disponível, em breve, também em ambas as plataformas.

O projeto Partículas faz parte da programação de atividades 50 anos Giramundo e é desenvolvido pelo Estúdio de Animação Giramundo em parceria com os departamentos Cultura, Social e Sustentabilidade CEMIG. Tem criação e direção de Marcos Malafaia, animação e montagem de Ulisses Tavares, Davi Fuzari, Enzo Giaquinto, Nívea Gomes e trilha sonora de Gabriel Guedes, André Martins e Pedro Jaber.

 

A animação é o fim, o boneco é o meio.

patrocínio
Cemig_Governo_Colorida_edited.png
bottom of page