GGE_BON_DD_Pedro Motta_14 NI.jpg

giragerais

O Projeto GIRAGERAIS é o resultado de parceria entre o Giramundo Teatro de Bonecos e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais - FIEMG. Seu objetivo principal é a criação de um veículo de comunicação entre as indústrias e seus funcionários tratando de temas relacionados à conscientização do trabalhador no que toca aos principais problemas relacionados ao trabalho.


Este modelo foi baseado na união de conteúdos, pesquisados por especialistas de diversas áreas da FIEMG, com o Teatro de Bonecos. Esta união é bastante eficiente porque integra a visão de treinamento dentro de empresas, seus temas e problemas específicos, à forte empatia e capacidade comunicativa dos bonecos.

Os episódios se afastam do didatismo e se aproximam do cotidiano do trabalhador. Esta fórmula gerou excelentes resultados extraindo comentários positivos de todas as partes envolvidas, trabalhadores, orientadores, empresários e marionetistas. O Projeto Giragerais estimula o Giramundo a ampliar sua ação social ao mesmo tempo que contribui para que o trabalhador entre em contato com a magia do Teatro de Bonecos em seu próprio ambiente de trabalho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Negão Altamirando:

jovem trabalhador impulsivo e paquerador, admirador de uma "branquinha". Um anti-herói que rapidamente será identificado com certos operários da fábrica, mas que terá seu comportamento, no trabalho e na vida, criticado em seus pontos negativos.

Anjo da Guarda:

é a consciência do Negão que tem a dificílima tarefa de vigiar, zelar e aconselhar nosso herói quanto a seu comportamento negligente e arriscado.


Etelvina:

é a esposa do Negão que, sempre com o Júnior (filho do casal) no colo, tenta resolver os problemas causados pelo marido ou, pelo menos, saber por onde e com quem ele anda.

Lindaura:

uma mulher de programa, é a paixão do Negão. Está sempre disposta a alguma aventura visando se dar bem.


Seu Bidu:

ou Abdulah, é um imigrante sírio libanês. É o dono do Bar São Judas Tadeu onde a maioria das cenas acontece.


Madame Curie e Einstein:

dupla de burrinhos filósofos que comentam o espetáculo e as atitudes humanas dando conselhos e opiniões "científicas" sobre os acontecimentos.


Barão e Tetéia:

inspirados na famosa dupla brasileira Alvarenga e Ranchinho, sintetizam a mensagem do episódio através da música caipira.


Lula:

réplica do político brasileiro que, em tom inflamado de discurso ou comício, conclama a classe operária a observar as lições de cada tema apresentado.

GGE_APT_DD_Pedro Motta_2.jpg

PERSONAGENS

seu bidu.JPG