bau2008.jpg

UM BAÚ DE 
FUNDO FUNDO

O Grupo Giramundo tem um apego especial pelo folclore brasileiro, e “Um  Baú de Fundo Fundo” é uma das peças que orbitam em torno desse univer so. Criada em 1975, logo depois de Saci Pererê (1973), a montagem é entre tenimento garantido para todas as idades. 

“Um Baú de Fundo Fundo” apresenta uma coleção de casos populares, brin cadeiras, cantigas de roda, histórias, lendas, adivinhas, entre outros. Tudo  fundado em tradições brasileiras e mineiras e coletado com interesse na pre servação da cultura popular. 

As técnicas utilizadas em “Um Baú de Fundo Fundo” foram influenciadas pe las viagens do Giramundo aos Festivais de Teatro de Bonecos de Charleville- -Mézières, na França (um dos eventos mais importantes do teatro de bonecos  no mundo). O espetáculo conta com marionetes de fio e sombra, técnicas aprimoradas de manipulação e a ampliação do espaço cênico, possibilitando a montagem  de cenas simultâneas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A produção do Giramundo em 1975, Um Baú de Fundo de Fundo, trouxe grandes novidades: primeiro, a ampliação do espaço cênico: não mais o pequeno palco limitado, como uma tenda. Abriu-se novo espaço embaixo, possibilitando a montagem de cenas simultâneas. Introduziu-se o boneco de fio, de manipulação mais complexa, ampliando assim o vocabulário expressivo.

 

Mais importante, contudo, foi a criação de um novo texto dramático, fundado em tradições brasileiras e mineiras - uma aproximação do folclore, da alma popular, reinventada por Álvaro Apocalypse e Madu em saborosos quadros cheios de humor, malícia e poesia. A fama do Giramundo firmava-se também além das fronteiras do país: como convidado especial, apresentou-se no International Festival of Bulgarian Puppet Play, realizado em Varna, Bulgária, aproximando o grupo com o teatro de bonecos do leste, uma das mais vivas e criativas manifestações do gênero no mundo.  

zé adolfo e cecília.jpg

CONTRATAR

ALMA
POPULAR

icones-35.png