Pedro e o Lobo
top of page
ped_personagens.jpg

Pedro e o lobo

Ativo desde 1993, Pedro e o Lobo é o espetáculo com a maior bilheteria do  Grupo Giramundo.  A peça conta a história de Pedro: um menino valente e rebelde, que vive sen do avisado por seu avô que não deve se aventurar no campo; e do lobo: um  animal selvagem que ronda as redondezas. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao adaptar “Pedro e o Lobo” o Giramundo fortalece - com a ludicidade dos bonecos, os cenários, o movimento e as cores - o apelo original da obra para o público infantil. Reforçando, com imagens, a ideia central da versão musical original de Sergei Prokofiev: compartilhar com as crianças a estrutura elementar de uma orquestra, seus principais timbres e grupos de instrumentos.

“Pedro e o Lobo”, segundo Álvaro Apocalypse, “inaugura uma nova fase do  Giramundo, com a utilização de pequenos espetáculos móveis, sem grandes  complicações técnicas”. Esse formato versátil expande as possibilidades de  apresentação para além do teatro convencional, podendo acontecer em es 

paços públicos, como praças e ruas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“É dever do compositor servir seus companheiros, embelezar a vida humana,  e apontar o caminho para um futuro radiante”. Com esta afirmação, cheia do  otimismo pós revolucionário, Sergei Prokofiev anunciava em 1933, ao voltar  do ocidente para a Rússia, a função social de sua música: contribuir para a  construção de um mundo melhor.  

Neste momento, Prokofiev, recebendo sugestão de Natalie Satz (diretora do  Teatro Infantil de Moscou), concebeu a história de um valente menino e de um  lobo, para ensinar às crianças as diferenças entre os instrumentos de uma  orquestra. A cada personagem da história, o compositor associou um instrumento musical. Assim Pedro é o quarteto de cordas, o Vovô de Pedro é o Fa gote, o Gato é a clarineta, o Pato é o Oboé, o Passarinho é a flauta, o caçador  é a Percussão e o Lobo é a Trompa.  

O sucesso da peça musical foi imediato. Prokofiev ganhou enorme reputação  como “compositor infantil”, a ponto do Comissário de Suprimentos do Governo  Soviético, Anastas Mikoyan, convidá-lo para conduzir um programa de popu larização de canções, poemas e contos infantis tradicionais.

CONTRATAR

Sergei
Prokofiev

icones-29.png
bottom of page