CARNAVAL DOS ANIMAIS
top of page
carnaval_5.jpg

CARNAVAL DOS ANIMAIS

Carnaval dos Animais, a fantasia para pequena orquestra de Camille Saint-Saëns, foi criado pelo Giramundo em 1996, com roteiro, direção geral e bonecos de Álvaro Apocalypse. O espetáculo utiliza marionetes de fio para contar a decisão do Rei Leão de dar uma festa na floresta, quando convida todos os animais, mas proíbe a entrada dos animais de boca grande. O Jacaré e seu amigo Sapo, revoltados, usam vários artifícios para participar do alegre evento, causando alvoroço e confusão mas, também, reflexão.

 

Desta forma desfilam, conduzidos pela excepcional e bem humorada música de Saint Saëns, o Rei Leão, Macacos camareiros, nervosas Galinhas, Tartarugas dançarinas de cancan, Popotskaya a mimosa hipopótamo bailarina, a apressada Mãe Canguru, o poético Fauno, o fugidio Cuco, os elegantes Avestruses, os virtuosos meninos pianistas e, no final, vinda do antígo e longínquo Egito... Aí já é contar demais.

 

O “Carnaval dos Animais” é a maior coleção de marionetes de fio do Giramundo e também um belo conjunto de bonecos com o tema “animais”. As apresentações de Carnaval dos Animais vêem recolhecendo a simpatia e atenção do público infantil, tanto em suas participações de rua no "caminhão teatro" do grupo, quanto em performances com orquestra ao vivo, experiência que desenvolveu o projeto "música e bonecos" que adapta espetáculos clássicos do Giramundo baseados em música erudita à performance com orquestra ao vivo. 

Nascido em Paris, França, o autor de Carnaval dos Animais, Charles Camille de Saint Saens (1835-1931), foi considerado criança-prodígio, realizando seu primeiro recital aos onzes anos de idade. Considerado o maior organista de seu tempo, Saint Saëns dedicou-se a vários gêneros musicais tendo escrito óperas, poemas sinfônicos, concertos para piano, violino e violoncelo, cantatas, oratórios e música de câmara. Carnaval dos Animais se classifica como música de câmara, sendo considerada uma “fantasia para pequena orquestra”.

car_personagens.jpg

CONTRATAR

SAINT
SAËNS

icones-10.png
bottom of page