As Aventuras de Alice no País das Maravilhas
top of page
Foto do elenco na estreia de Alice em 2013

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS

PREMIAÇÕES

“As Aventuras de Alice no País das Maravilhas” do Giramundo é baseado no clássico homônimo de Lewis Carroll e apresenta um mix de teatro de bonecos, artes plásticas, música e cinema, em um espetáculo para todas as idades. No palco, 55 bonecos dividem a cena com um ator humano, que representa o autor do clássico, Lewis Carrol. As vozes de Alice e do Chapeleiro Maluco são gravadas e tem intérpretes especiais: Fernada Takai e o ex-Mutantes Arnaldo Baptista.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Além disso, em “As Aventuras de Alice no País das Maravilhas” técnicas modernas de vídeo-projeções são aplicadas ao teatro de bonecos, investigando possibilidades de convivência de linguagens tradicionais, como o teatro de sombra, e novas tecnologias, como o “motion-capture” (sistema de captura digital de movimentos) e “mapping projection” (projeção mapeada). Com a montagem, o grupo se volta para o aprofundamento da relação entre o teatro de bonecos e o show pop, criando um novo formato de “ópera rock”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A trilha sonora da peça, assinada por Fernanda Takai e John Ulhoa da banda mineira Pato Fu, é o elemento central da montagem, porque dimensiona a cena e seu tempo e integra os elementos cênicos - criando um espetáculo harmônico, que sincroniza atores, bonecos, vídeos e canções.

O resultado não pode ser caracterizado como ópera, nem como musical, pois os diálogos não são cantados. O que ocorre é a transformação permanente da música, que assume diversas funções, ora como espaço ambiente, ora como sonoplastia ou como protagonista em canções marcantes. A presença da música pop e o uso de tecnologias digitais de projeção enfatizam o tom fantástico do texto e das imagens criando cenas de sonho onde é difícil distinguir realidade e ilusão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em 2014, o espetáculo “As Aventuras de Alice no País das Maravilhas” recebeu seis premiações na primeira edição do Prêmio Copasa Sinparc de Artes Cênicas, dentro da categoria “Teatro Infantil”. Foram elas: Trilha sonora original (John Ulhôa e Fernanda Takai), Criação de luz (Ricardo Da Mata), Melhor figurino (Beatriz Apocalypse e Maria do Céu), Melhor ator (Beto Militani), Melhor diretor (Marcos Malafaia) e Melhor espetáculo.

Fernanda Takai como Alice e os bichos. Foto Andre Burian

CONTRATAR

TRILHA
SONORA

ícone Alice no País das Maravilhas
bottom of page