.jpg)
Ubu REI
A iniciativa do Giramundo em montar Ubu Rei vem do vínculo da obra literária com o teatro de bonecos, já que as primeiras montagens da peça foram realizadas com bonecos e com teatro de sombra, sendo os personagens criados e construídos pelo próprio Alfred Jarry. Seguindo a tendência a ocupar grandes espaços, principalmente na rua, iniciada com "O Cortejo Brasileiro" (1993), o Giramundo opta por bonecos de grande porte, utilizando as técnicas de “mochila” e “próteses” (adereços, prolongamentos ou extensões fixados ao corpo do manipulador) já desenvolvidas anteriormente na "Antologia Mamaluca" (1994). O espetáculo foi produzido pelo XXVIIo Festival de Inverno da UFMG, tendo sido apresentado na Praça Tiradentes, Ouro Preto.
Depois disso, ainda obcecados com a idéia de fazer teatro e de fazer modificações no corpo humano e apresentar o teatro na rua, fomos para o Festival de Inverno de Ouro Preto trabalhar sobre a obra de Alfred Jarry.
Decidimos montar o Ubu Rei que eu sonhava. É um clássico do Teatro de Bonecos. Tem gente que não sabe que o Ubu Rei foi escrito para bonecos e foi apropriado por atores. Na verdade, o original de Alfred Jarry é para bonecos e os bonecos foram construídos pelo próprio Alfred Jarry. Então nós montamos o espetáculo no Festival, dentro dos Projetos Especiais com toda liberdade. Mas essa situação, o Giramundo poder participar dos Projetos Especiais, já estava regredindo. O Festival já estava exigindo participação de alunos no trabalho do Giramundo. A oficina foi aberta para estagiários e passamos a fazer o espetáculo com figuras imensas.
Estava muito bem conduzido por que a direção foi entregue ao Helvécio Guimarães. O texto foi muito trabalhado em Belo Horizonte antes de ir para Ouro Preto. Os bonecos foram feitos em Ouro Preto e retomamos os ensaios lá. A Claudia Cimbléris tratou da parte musical. E o grande sonho nosso sumiu. Evaporou-se, por que nossa idéia era dos personagens andarem no meio do povo, falando no meio do povo e o som saindo deles. Esse era o Ubu Rei que pretendíamos. Inclusive o Urso, que é um dos personagens originais do texto, vinha de dentro de um bar, estava bebendo num bar, saia do bar e ia junto conosco.
Eram bonecos habitáveis. Mas acontece que não conseguimos colocar som nos bonecos até o último dia. Estava o palco armado, o cenário armado na praça e o som não saia. Aí nós decidimos, à meia-noite, gravar.
Fomos para a rádio e começamos a gravar na rádio, num estúdio minúsculo e assim o texto foi gravado. Saiu gravado. É uma coleção notável de bonecos e não teve a oportunidade de ser reapresentado. Depois desse grande formato do Ubu Rei, no qual a idéia era fazer um teatro de bonecos imenso mas apertado, como é o palco antigo, uma espécie de Guignol Gigante, ficou para ser resolvido numa próxima ocasião.

alfred jarry
