AS RELAÇÕES NATURAIS |
top of page
rel_b_015_qorpo santo002 (1).jpg

AS RELAÇÕES NATURAIS

De uma maneira geral, o Giramundo prefere atuar nos espaços semi desertos e pouco frequentados do Teatro, nos limites do Teatro, onde o Teatro se funde e se confunde com outras artes. Assim, as particularidades da obra de Qorpo Santo apresentaram possibilidades dificilmente oferecidas por um texto convencional.

 

Em As Relações Naturais o autor deixa largos espaços à iniciativa do encenador e admite mesmo a intervenção alheia em sua obra. Propõe finais abertos para os atos e, às vezes, apenas esboça a ação, deixando o desenvolvimento a critério dos atores.

 

Qorpo Santo contribui ainda mais para tornar a interpretação de sua obra multifacetada quando atribui a uma personagem falas que aparentemente pertenceriam a outra. "Não quero mais servi-lo, não quero, não quero!", diz
furioso o Patrão ao empregado. Ou quando intervém encarnado no corpo das personagens em plena ação, interrompendo o fluxo lógico da fala, desviando o rumo presumido, grudando-se ao corpo novo.

 

As Relações Naturais recebeu 4 troféus "João Ceschiatti": melhor Diretor, Música Original, Produção e Espetáculo.

 

A música original é de Lindembergue Cardoso e a adaptação e direção de Álvaro Apocalypse.

Os objetivos do Giramundo são a pesquisa visual do teatro de Bonecos e o estudo do Boneco como meio expressivo.Desta forma procuramos unir sempre estes dois aspectos em um mesmo espetáculo.


Foi assim que montamos apequena ópera El Retablo de Maese Pedro de Manuel de Falla, com texto de Cervantes e demos forma teatral aao poema Cobra Norato de Raul Bopp. Desta feita escolhemos a comédia Ás Relações Naturais de Qorpo Santo.

 

Primeiro com a pretenciosa intenção de resgatar do esquecimento a que esteve sempre relegado este dramaturgo que, em outra cultura que não a nossa, seria exibido orgulhosammente como raridade, como revolucionário, como inovador e como precursor do Teatro do Absurdo.


E, segundo, porque a obra de Qorpo Santo exige ser decifrada como uma sorridente esfinge um pouco amalucada. Mas que em compensação, acena com possibilidades não oferecidas por um texto convencional.

REL_BON_AA_DD_SC.jpg

PORQUE CORPO SANTO

REL_CEN_DD_SC 11.jpg
bottom of page