
o auto das pastorinhas
MÚSICA, PESQUISA E PRESERVAÇÃO CULTURAL
A adaptação do Giramundo de o Auto das Pastorinhas foi concebida em 1984, e remontada em 2005. Para a nova versão do espetáculo todos os bonecos foram reformados e um novo cenário, em três planos, foi construído. A música e o cânticos que compõem o espetáculo são uma adaptação de material musical folclórico pesquisado na região de Belo Horizonte, pelo pro fessor José Adolfo Moura, e recriados pelo renomado compositor e maestro Lindembergue Cardoso.
AS PASTORINHAS
O Auto das Pastorinhas é uma representação teatral, com danças e cantos, realizada diante do presépio, para celebrar o Natal. Tem origem nos autos portugueses da Natividade e se divide em cenas, ou jornadas, que incluem declamações e louvores.
O AUTO
O Auto é uma forma de teatro de origem religiosa. Foi trazido de Portugal para o Brasil pelos Jesuítas, no século XVI. Ao longo do tempo a tradição assimi lou bailados e cantos de origem popular brasileiros. Alguns exemplos desse sincretismo são As Pastorinhas, o Congado, a Marujada e o Bumba-meu-boi.
O PRESÉPIO
Acredita-se que o criador do Presépio tenha sido São Francisco de Assis, que teria armado o primeiro em Gréccio, na Itália em 1223. A palavra presé pio vem do latim praesepe que significa estábulo, fazendo referência ao lugar em que nasceu Jesus - e são as cenas, seguintes a esse nascimento, que são representadas pelo presépio.
O Auto das Pastorinhas do Grupo Giramundo, conta com 33 bonecos. A maioria deles construído segundo a técnica conhecida como “marote”, no qual o boneco é manipulado de baixo para cima, através de uma vara prin cipal que o sustenta. O marionetista fica escondido atrás de uma tapadeira que compõe o cenário.
O espetáculo utiliza um corpo de marionetistas grande: são oito manipulado res, colocando até dez bonecos em cena, simultaneamente. A peça possui versão para teatro convencional mas também pode ser executa da na rua, utilizando a estrutura do Teatro Móvel Giramundo.
A música de o Auto das Pastorinhas repousa em dois movimentos fundamen tais: A pesquisa realizada pelo professor José Adolfo, e a reconstituição musical feita pelo maestro Lindembergue Cardoso.


“O José Adolfo havia comandado uma equipe de pesquisadores para encontrar, em Belo Horizonte, resquícios do Auto das Pastorinhas, que eram músicas populares, muitas vezes escritas à mão em cadernos. Com ajuda dessa equipe ele recolheu as músicas, gravou in loco três fitas e me entregou.
Depois disso, as detentoras das letras faleceram. Eram todas senhoras de idade avançada. E esse conteúdo teria se perdido, não fosse a pesquisa do José Adolfo, e o trabalho de reconstrução do Lindembergue, em cima desse material. (...) E o resultado é um primor, uma obra-de-arte, é uma restauração incrível.”
Alvaro Apocalypse
CONTRATAR
a montagem
giramundo
